sábado, 19 de maio de 2012

Mozilla Firefox 12.0 !



Mantendo o planejamento de atualizações mais frequentes, a fundação Mozilla acaba de lançar oficialmente a décima versão estável do Firefox, sem muitas mudanças aparentes, mas com correções e melhorias que pretendem deixar a navegação ainda mais rápida e imersiva.

No que diz respeito ao visual, o Firefox segue praticamente intocado desde a sua quarta versão. Na edição recém-anunciada, a interface somente ganhou um novo recurso que esconde o botão para avançar páginas da barra de navegação enquanto ele é desnecessário.

Além disso, o navegador recebeu novos suportes para tecnologias que permitem a criação de conteúdo 3D e maior compatibilidade com complementos desenvolvidos para versões anteriores do browser.

Motor de Java Script aprimorado
Um dos principais termômetros que medem o desempenho dos browsers modernos é a velocidade com que eles rodam aplicativos baseados em Java Script. Páginas com atualização dinâmica de conteúdo, como o Gmail e o Google Docs, dependem desta funcionalidade para funcionar.

Graças ao motor aprimorado do Firefox 9.0, sites com este tipo de conteúdo podem ficar até 30% mais rápidos para abrir e atualizar. Testes em ferramentas de benchmark, como a SunSpider, mostram que houve um ganho de até 60 milissegundos, diminuindo o tempo total na bateria de testes de 370 para 310 ms.

Gerenciamento de extensões
Como uma medida de segurança, o Firefox adotou uma nova forma para o gerenciamento das extensões instaladas. Embora o navegador possua uma série de complementos, nem todos são conhecidos e testados pela equipe da Mozilla. Agora, sempre que o browser encontra uma extensão de terceiros (como uma daquelas presentes em antivírus), ele pergunta o que deve ser feito.

Antes, esses complementos, especialmente quando vindos de aplicativos para a proteção do computador, eram simplesmente instalados e ativados. Da mesma forma, após atualizar para uma nova versão, o Firefox permite que você ative ou desabilite os complementos de forma independente, logo na primeira execução do navegador.

O Firefox também continua informando quais extensões podem não ter a compatibilidade adequada à nova versão.

Abrindo apenas uma aba
Embora essa seja uma função que já estivesse presente no Aurora, ela é novidade no Firefox estável propriamente dito. Agora, você pode configurar o navegador para carregar apenas a aba escolhida durante a inicialização e não restaurar todas as guias abertas na última seção. Isso aumenta a velocidade de carregamento do browser de maneira significativa.

Para ativar essa opção, clique no botão do Firefox, escolha a alternativa “Opções” e entre em “Opções”. Então, acesse a aba “Geral”. Logo no começo, ele pergunta o que deve ser aberto ao iniciar o Firefox. Apenas marque a guia “Só carregar abas ao selecionar”.

Melhoria no uso de memória
A redução da carga no uso de memória RAM durante os processos sempre foi um dos pontos que pesaram negativamente contra o browser. Afinal, muitos usuários relatavam processos maiores do que 200 MB apenas para abertura de uma aba ou janela.

Essa era uma promessa antiga da Mozilla, uma vez que o excessivo consumo de memória é a principal queixa dos usuários do navegador. De acordo com os desenvolvedores, desde a versão 7, o Firefox usa uma quantidade entre 20% e 30% menor de memória do que as versões anteriores (6, 5 e 4). Ainda é afirmado qu,e por vezes, essa taxa pode atingir até 50%.

Um detalhe importante é que, mesmo que o browser fique aberto por horas, o uso de memória será contínuo.

Permaneça em sincronia
Aos poucos, o Firefox vai melhorando a forma como trabalha com a sincronia de conteúdo entre máquinas diferentes. Na 11ª versão do navegador, foi implementada uma função que permite sincronizar as extensões instaladas em todos os computadores nos quais você usa o navegador da Mozilla.

Para quem utiliza mais de um computador, manter o histórico de navegação e as URLs favoritas acessíveis a partir de qualquer de lugar eram tarefas que requeriam o uso de uma extensão ou de serviços complementares, como uma conta de usuário da Google.

Além disso, a Mozilla aprimorou a sincronia entre as senhas do usuário e o Firefox Sync. Agora, modificações feitas são sincronizadas instantaneamente quando se utiliza o Firefox Sync.

Panorama
O sistema Panorama, que permite uma visão mais ampla das abas abertas no browser e, consequentemente, melhor organização de todo o conteúdo, também recebeu algumas melhorias e agora, o navegador demora menos para abrir quando essa função está em uso.

Funciona assim: as páginas ocultas pela função Panorama só são carregadas quando você clica sobre elas; antes, todas as abas eram carregadas juntamente com a inicialização do navegador. Isso consumia boa parte da banda da internet e também recursos de arranque do Firefox. Para visualizar as abas pelo sistema Panorama, use o atalho Ctrl + Shift + E ou então o botão presente no canto superior direito da tela do navegador.

Gerenciador de permissões
Você usa vários serviços que demandam senha, portanto, usar a função de memorizar dados de login pode ser uma boa saída para não ter que guardar tudo isso na sua própria memória. Para isso, o Firefox conta com um gerenciador de permissões, e basta executar o comando “about:permissions” (sem aspas na barra de endereços) para acessá-lo.

Na aba que se abre, você define opções relacionadas às permissões, escolhendo se o navegador deve memorizar senhas, compartilhar localização, armazenar cookies, abrir janelas popup e preservar conteúdo offline. Além disso, é possível modificar manualmente cada uma das senhas já gravadas no Firefox.

WebM, HTML5, CSS3, SVG, WebGL...
Antigamente, bastava o nome de um plugin para identificar todas as tecnologias compatíveis com o navegador. Hoje, é preciso ficar atento ao suporte disponível para diversas linhas de programação. A ausência de uma delas pode significar a morte prematura de um browser antes mesmo do seu lançamento.

Nesse quesito, o Mozilla Firefox está em dia com as últimas novidades. Além do suporte completo para HTML5, que proporciona recursos mais dinâmicos para a criação de páginas, e CSS3, que define folhas de estilo com mais transições e efeitos na web, há compatibilidade com SVG e WebM.

O Firefox também oferece suporte para animações (e transições) em CSS. Isso pode auxiliar muito na hora de carregar esse tipo de arquivo de estilo, coisa que antes poderia simplesmente não funcionar ou, em casos mais extremos, até mesmo causar o travamento do navegador.

Já a SVG é uma tecnologia para definição de componentes gráficos vetoriais, aperfeiçoando o uso de imagens dinâmicas na rede. Por fim, o codec WebM funciona em parceria com o HTML, proporcionando taxas maiores de compressão em vídeos de alta qualidade.

Para que possa exibir gráficos em 3D com melhor qualidade e velocidade, o Firefox aprimorou os recursos de WebGL. A tecnologia trabalha em parceria com o HTML5 e conta com gerenciamento automático de memória.

Aceleração gráfica
Para melhorar o carregamento das páginas, algumas operações de processamento passam a ser feitas com auxílio da placa gráfica. Isso acontece graças à interface Direct2D, disponível nas versões mais recentes do Windows.

O recurso é desativado na configuração-padrão do programa, para evitar gastos maiores com energia elétrica, principalmente para usuários que utilizam o navegador em notebooks e não podem descuidar da carga de bateria.

Teste de compatibilidade

Um dos testes mais comuns utilizados para comprovar a eficácia de um navegador é o Acid3 Test. No início do ano, o Baixaki realizou testes com os principais browsers do mercado e, na ocasião, o Firefox obteve como resultado 94/100 pontos.

No novo teste que realizamos, a versão 9 do navegador atingiu a pontuação máxima. Vale lembrar que Safari, Chrome e Opera, já haviam alcançado a marca de 100 pontos. O Internet Explorer 9 obteve 95 no mesmo teste.

Botão escondido
A partir do Firefox 10, por padrão, o navegador da raposa passa a esconder o botão "Avançar" da barra de controle de navegação. Ele só é exibido quando você retorna a uma página, o que habilita a função de avanço. Assim, em vez desse item ficar opaco e sem funcionamento, ele será ocultado – reduzindo o espaço ocupado na barra de navegação.

Maior compatibilidade

Outra mudança importante no Firefox é a maior compatibilidade para complementos desenvolvidos em versões anteriores do navegador. De acordo com a desenvolvedora, extensões que sejam compatíveis a partir da quarta geração do browser devem ser suportadas nativamente pela edição atual.

Esse era um problema recorrente para muitos adeptos do navegador da raposa, que ficavam sem poder utilizar os aplicativos instalados no navegador quando o atualizavam.

Melhorias internas

O Mozilla Firefox 10 ainda aumentou o seu suporte para algumas tecnologias que possuem um grande potencial de desenvolvimento. Nesta versão, o navegador passou a integrar o CSS3 3D-Transforms e um mecanismo de anti-aliasing para WebGL – dois recursos que promovem melhorias na reprodução de conteúdos 3D.

Além disso, o browser ganhou interfaces de programação (as chamadas APIs) para o desenvolvimento de aplicações que rodam em tela cheia, as quais seriam capazes de proporcionar experiências de navegação mais agradáveis e imersivas. Aperfeiçoamentos na integração do HTML5 e do CSS também fazem parte do pacote de atualização do Firefox.

Informações :
Tamanho : 15,4MB
Tipo de arquivo : .exe
SO : Windows XP,Vista,7,8
Hospedado : MediaFire



Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial